Editando Conteúdo WordPress

O que são blocos

Toda interface de edição é baseada em blocos. Esqueça o campo único do editor clássico. Você terá a disposição uma página em branco a ser construída com os blocos que desejar. E quais são estes blocos? Você tem a disposição blocos de parágrafo, título, imagem, lista, citação, áudio, tabelas e por aí vai.

Como usar

Se você estiver usando a versão 5.0 do WordPress, o Gutenberg já será o seu editor nativo, se não estiver, basta atualizar o seu WordPress. Com a versão 5.0 instalada, vá em adicionar novo post/página e pronto, você verá a nova interface de edição.

Título e configurações do post

Ao criar um novo post ou página, o primeiro bloco exibido no topo da página é o bloco de título da publicação. Ele é um bloco fixo, que serve apenas para inserção do título e configuração do permalink da página.

Inserindo blocos

Para inserir blocos, você pode ir no ícone + no canto superior esquerdo da tela, será aberta a janela com todos os blocos disponíveis. Escolha o bloco desejado e ele será inserido, como Parágrafo, Imagem, Título etc.

Personalizando blocos

Cada bloco possui suas próprias configurações, por exemplo, cor do texto e cor do fundo são atributos que podem ser selecionados em blocos de parágrafo. Sempre que estiver editando um bloco, na barra lateral direita, na aba Bloco (Block), é onde ficarão as configurações do bloco ativo.

Reordenando blocos

Para reordenar blocos, basta estar com o mouse sobre o bloco, controles aparecerão flutuando na lateral esquerda do bloco. Você pode clicar nas setas ou clicar e segurar nos pontinhos para arrastar seu bloco para cima e para baixo.

Excluindo blocos

Para excluir um bloco basta clicar no ícone de três pontinhos que aparece no topo, na barra de ferramentas do bloco, um menu de opções aparecerá, clique em Remover bloco (Remove block).

Múltiplas colunas

Um dos grande benefícios de um construtor em blocos é poder adicionar colunas em seu layout, não mais necessitando de conhecimentos técnicos. Apesar da usabilidade ainda não ser muito boa, o recurso já se mostra bem interessante.

Para adicionar colunas, você deve inserir o bloco colunas (isso mesmo, as colunas são um bloco). O bloco colunas é um bloco que tem a configuração de quantas colunas você quer, e cada coluna aceita qualquer bloco a ser inserido.

Galeria de imagens

A inserção de galerias de imagens também não é nenhum mistério, ele já oferece um bloco chamado galeria (gallery). Basta escolher o bloco e depois selecionar imagens de mídia já enviadas ou fazer upload de novas imagens.

Related Post